Comportamento: Alguns cães comem as próprias fezes por tédio, ou então por ter este comportamento reforçado:
- Se você algum dia já repreendeu seu pet por ter feito cocô em local errado, ele pode ter entendido que não poderia fazer cocô. Sendo assim, ele elimina as fezes (comendo) pra você não ver mais.
- Se você tira o cocô o mais rápido possível, pode tornar o cocô um objeto desejado, e ele entender que deve fazer uma “corrida maluca” pelo cocô.
O que fazer: Quando ele fizer o cocô no lugar certo, faça festa para ele, mas não recolha imediatamente. Distraia-o para outro lugar, outra brincadeira, e tente tirar as fezes em momento que ele não perceba. Melhor ainda se você puder aumentar os passeios, e ele fizer cocô num momento desse. O próprio ambiente externo vai tratar de recompensar e distrair seu amigão.
Nutricional: Seja por comer comida de má qualidade, pouca comida ou problemas de digestão:
O que fazer:
- Caso você suspeite de que a ração poderia ser melhor, procure um especialista para avaliar a troca. Evite rações com excesso de aromatizantes/flavorizantes que não são digeridos e podem tornar as fezes atraentes.
- Verifique se a quantidade de comida está sendo o suficiente para seu pet.
- Caso a quantidade e qualidade dos alimentos estejam corretas, avalie com seu veterinário se a digestão do seu cão precisa ser melhorada. Às vezes o cão não digere bem os alimentos e partes de proteína saem ainda biodisponíveis e atraentes para seu cão. Lembre que o filtro social dele é diferente do nosso… É possível tratar a saúde intestinal para melhorar a absorção dos nutrientes, e também melhorar a digestão, adicionando suplementos, como por exemplo, o Digestão & Flora Intestinal, da Buddy Nutrition.
Evolução: Alguns cães mantém comportamentos evolutivos. Na natureza, cães comiam fezes para esconder seus vestígios, e também como forma de comunicação (entender quem tinha passado por ali antes).
O que fazer: Neste caso, treinamento comportamental, como descrito anteriormente.
Interespécie: Alguns cães adoram comer fezes de gatos ou coelhos.
O que fazer: Tirar a caixa de areia ou recinto de outros animais do alcance do cão. Não tem jeito, algumas fezes são atraentes mesmo para os cães.
Saúde: Avalie se está tudo bem com a saúde do seu cão:
Verminoses, e outros problemas de saúde podem induzir o cão a comer as próprias fezes, consulte um médico veterinário para fazer um check-up geral.
Raça: É comum percebermos que algumas raças de cães têm maior incidência para este comportamento. Não há uma explicação científica para isso, porém, podemos facilmente ver as raças mais comuns, quer ver?
Se seu cão tem o hábito de comer as próprias fezes, comente aqui embaixo a raça dele. Eu aposto que aquela raça confundida com "cheetos" aparecerá por aqui… Valendo!