Se você é dono de um cachorro, saiba que a alimentação é uma das partes mais importantes do cuidado com o seu animal de estimação. Além de garantir que seu cão receba todos os nutrientes necessários, estabelecer uma rotina alimentar pode trazer muitos benefícios para a saúde e o bem-estar do seu animal. Neste blogpost, vamos explorar algumas vantagens de uma rotina alimentar bem estabelecida, além de algumas dicas importantes sobre a alimentação do seu cão.
Alguns tutores deixam comida à vontade para seus cães, com medo dos peludos passarem fome na sua ausência, ou para os deixarem livres para se alimentarem quando quiserem. Essa é uma prática bastante comum, porém, nada vantajosa, e vamos te explicar o porquê.
Deixar o alimento por muito tempo pode favorecer a degradação da comida, além de expor aos riscos de atrair algumas pragas como formigas, baratas ou ratos. Existem alguns nutrientes que sob a ação do calor, da luz ou mesmo da exposição ao ar, acabam até se degradando. Sendo assim, quando o cão for se alimentar, não terá a mesma qualidade que o produto teria.
Além disso, quando o cão não tem uma rotina ou frequência de alimentação bem conhecida, ele pode ficar ansioso pelo alimento, ou então, pode não achar o alimento no pote dele tão interessante assim, e passará a procurar outras possibilidades nas comidas humanas.
Cães que recebem comida à vontade também podem sofrer de obesidade, pois não há um controle bem estabelecido das comidas que ele consome. E também, podem ter maior possibilidade de desenvolver diabetes e doenças cardíacas.
A melhor maneira de fornecer os alimentos para seu cãozinho é:
- filhotes: 3 a 4 vezes ao dia.
- adultos: 2 vezes ao dia.
- idosos saudáveis: 2 a 3 vezes ao dia.
A quantidade de comida a ser fornecida deve ser avaliada de acordo com a indicação do fabricante (no verso do rótulo da ração) ou então de acordo com a prescrição do seu médico veterinário.
Portanto, uma alimentação adequada é fundamental para manter a saúde e o bem-estar do seu cachorro, e estabelecer uma rotina alimentar consistente pode ajudar a garantir que seu cão receba todos os nutrientes necessários. Além disso, essa rotina pode prevenir comportamentos indesejados em relação à comida e problemas de saúde, como a obesidade. Como dono responsável, é importante escolher alimentos de qualidade, estabelecer horários regulares para a alimentação e retirar a comida não consumida para evitar problemas com insetos e roedores. Com essas práticas simples, você pode garantir que seu cão tenha uma alimentação saudável e equilibrada, e desfrute de uma vida longa e feliz ao seu lado.