Os 6 principais nutrientes para pele e pêlos saudáveis que o seu cãozinho precisa consumir

Você reparou que seu cãozinho anda se coçando mais do que o normal? também têm reparado muitos pelos pela casa? Notou também placas vermelhas, manchas ou espinhas na pele do bichinho? Ou ainda feridas, crostas apresentando um aspecto mais espesso? 

Ao que tudo indica seu amigo de 4 patas pode estar sofrendo um problema de pele e as causas mais comuns são: infeções, alergias, parasitas ou
desequilíbrios hormonal. Vale ressaltar que para saber a principal causa do desconforto da pele no seu pet é necessário uma consulta com o seu veterinário. O que muita gente não sabe ou não parou para pensar sobre o assunto é que muitos desses problemas estão diretamente relacionados à má nutrição do seu companheiro.


A falta de vitaminas e minerais compromete a saúde e vitalidade dos pelos, e enfraquece o sistema imunológico, permitindo a entrada de parasitas, fungos e bactérias que causam distúrbios de pele e, engana-se quem acredita que a ração contém tudo o que seu cãozinho precisa para ter uma vida saudável. 

Alguns nutrientes específicos por apresentarem um alto custo não são adicionados à ração dos pets e, por isso, a grande maioria apresenta uma deficiência dessas vitaminas, minerais e compostos bioativos, quer saber quais são? Então confira os 5 principais nutrientes essenciais para a saúde da pele e do pelo do seu companheirinho:
  • Astaxantina: Forte ação antioxidante, protege contra a deterioração da pele induzida por raios UV ajudando a manter a pele saudável e protegida. Além de ser um poderoso anti inflamatório reduzindo a dermatite e prurido na pele
  • Ômega-3: Mantém a barreira da pele íntegra, aumenta a hidratação,  reduz a pele seca e caspa, e muitas formas de descamação da pele. Além de contribuir para a saúde do pêlo, garantindo uma pelagem brilhante.
  • Lactobacillus plantarum ou acidophilus: Aumenta a imunidade protegendo o organismo contra alérgenos ambientais que causam alergias e coceiras (como ácaros, poeira e pólen)
  • Beta-glucanos: Estimula o sistema imune e a produção de células de defesa.Diminui a coceira, o incômodo, a descamação da pele e a perda de peso em animais com dermatite atópica.
  • Ácido Gama linolênico: Melhora a coceira de pele e vermelhidão, tendo ação de grande importância nas alterações cutâneas. Apresenta uma função significativa no combate de todos os problemas de origem inflamatória, em particular nas afecções dermatológicas nos animais que apresentam reações alérgicas.
  • Vitamina C: Um antioxidante que fortalece o sistema imunológico do cachorro ajudando a prevenir a entrada de patógenos e alérgenos. Além de participar da produção de colágeno, fundamental para saúde e estrutura da pele.

Mais posts como este